Follow:
Bolonha, Dicas gerais

10 coisas para fazer em Bolonha no Verão 

O calor de Bolonha no verão pode ter dias úmidos e muito quentes mas também dias quentes porém agradáveis.

É claro que eu não sou a melhor exemplo para elogiar o verão italiano – sou calorenta – mas tenho que admitir que o verão traz consigo muitas coisas boas.

Além de poder usar roupas mais leves, tomar bebida gelada sem medo de gripar e ter o sol por mais horas no dia, se não fosse pelos pórticos, Bolonha no verão poderia ser uma cidade considerada “a céu aberto”.

Na estação mais quente do ano acontecem pela cidade vários eventos culturais e gastronômicos que revelam todo o chame da estação e mostram porque o italiano é tão apaixonado por ela.

E o turista pode e deve aproveitar para curtir o que Bolonha no verão oferece de melhor.

10 coisas para fazer em Bolonha no verão

1- Assistir uma sessão de cinema na Piazza Maggiore

Há 30 verões a Piazza Maggione se transforma em um grande cinema a céu aberto com exibição de clássicos do cinema no evento Sotto le Stelle.

Com um dos maiores telões da Europa e curadoria da Cineteca di Bologna, o evento esse ano terá 55 sessões que começam sempre depois do por do sol. Perfeito para as noites quentes de Bolonha no Verão.

Todas as sessões são gratuitas e o programa de 2017 está nesse link AQUI


2- Aproveitar o Giardini Margherita

Não existe parque mais democrático em Bolonha no verão que o Giardini Margherita. Com programação para todas as idades, gostos e bolsos esse parque com nome de jardim é o destino perfeito para fugir do calor.

As famílias com crianças podem usufruir dos parquinhos e brinquedos à pagamento oferecidos pelo parque.

Já os grandinhos podem aproveitar as sombras das grandes árvores para fazer um belo piquenique.

No meio do parque está o Chalet Giardini Margherita, um bar com vista para o lago perfeito para café, lanche ou aperitivo.

fonte: bolognawelcome.com

Do outro lado do parque, próximo à via Castiglione está o Serre Giardini Margherita, uma antiga estufa de plantas que foi transformada em um lindo restaurante.

Nos jardins da estufa todos os verões acontece o KW summer festival, uma série de mostras e  eventos de cinema, música, espetáculos e eventos infantis.

Toda a programação do KW summer festival: leserre.kilowatt.bo.it/kw-summer/


3- Aperitivo e Jazz no Parco della Montagnola

No verão o parque do centro histórico de Bolonha ganha novo fôlego. Neste ano o projeto de revitalização da área trouxe para o parque o Montagnola Summer 2017.

grupo de pessoas em um aperitivo no parque de Bolonha no Verão

No centro do parque foi montado o fofo Clandestino Beer Garden que convida moradores e turistas à uma pausa no fim do dia para um aperitivo no meio do verde.

Para apimentar ainda mais a estação, durante 10 noites o local sediará o evento Montagnola Jazz Club com shows de jazz italiano e internacional transformando o Parco della Montagnola em um verdadeiro “club” a céu aberto.

Veja toda a programação do parque: www.montagnolabologna.it/eventi/


4- Conhecer a Basílica Madonna di San Luca

Localizada em uma das colinas de Bolonha, a visita à Basílica de San Luca é um ótimo programa para o verão.

A subida pode ser feita de ônibus, bicicleta, carro ou à pé. A pé você terá a oportunidade de queimar calorias além de poder admirar o pórtico mais longo do mundo – 4km – com 666 arcos e 15 capelas.

Mas atenção, procure fazer esse passeio logo pela manhã para evitar o forte calor.

O percurso se inicia na Porta Saragozza, mas a subida íngreme começa no Arco dell’Meloncello. A partir desse ponto serão 2,4km a percorrer. Quem tiver problema de locomoção aconselho subir com outro meio de transporte.

Pelo caminho muitas villas e belas vistas da cidade. Na basílica aproveite para apreciar a Madonna con bambino, outras obras de arte e do lado externo, o lindo jardim.


5- Mostras de arte e Fotografia

Bolonha recebe interessantes mostras de arte em todos os períodos do ano. E mesmo nos meses de verão oferece aos moradores e visitantes algumas mostras exclusivas que merecem sua visita.

O programa perfeito para fugir do calor nas horas mais quentes de dia.

Neste verão está acontecendo na Cineteca di Bologna a Mostra Fotográfica “Tre Secoli di Sguardi”Vale a pena conferir.


6- Assistir um show de música clássica no Palazzo dell’Archiginnasio

O pátio do Palazzo dell’Archiginnasio para mim é um dos lugares mais lindos de Bolonha.

Acontecem concertos no patio do archiginnasio de Bolonha no Verão

fonte: newsletter.comune.bologna.it

Um dos exemplos mais comuns de arquitetura italiana a dupla galeria desse edifício no verão se transforma em um palco onde acontecem mostras, recitais e shows de música clássica.

Para saber toda a programação de eventos do pátio do Palazzo dell’Archiginnasio: www.bibliotechebologna.it/luoghi/52056/id/51660


7- Cinema e cerveja no parque com bolonheses DOC

O parque 11 de settembre foi equipado como um cinema à céu aberto. Por ali nos verões também funciona um bar entre 18 e 24h. Tudo para compor o cenário de verão para o evento Cine Porto BOFF.

O programa prevê diariamente aperitivo, projeção de filmes e curtas legendados – coisa rara por aqui –  mercadinho artesanal, shows e performances e mostras de arte.

cine boff que acontece em Bolonha no Verão

fonte: zero.eu

Por ser menos conhecido entre os turistas, o local é frequentado quase que exclusivamente por moradores da cidade.

Veja o programa completo do Cine Porto Boff: www.cineportoboff.it/programma/


8- Assistir um espetáculo de Dança

Nem só de cinema e aperitivo vivem os Bolonheses. A cidade também oferece alguns espetáculos de dança durante os meses mais quentes do ano.

São vários espetáculos esporádicos espalhados pela cidade e em setembro acontecerá o Festival de Dança Urbana que você pode acompanhar a programação aqui: www.facebook.com/AssociazioneDanzaUrbana/


9- Visitar o Cemitério della Certosa

O Complexo Monumental della Certosa foi fundado em 1801 e possui a maior coleção de esculturas neo-clássicas da Itália.

Durante dois séculos mais de 200 artistas trabalharam no cemitério municipal contribuindo para dar a ele o fascínio de um local imperdível apesar de tão macabro que isso possa parecer.

fonte: iperbole.bologna.it

No verão o local sedia o evento “Appuntamenti estivi in Certosa” e conta com shows, espetáculos itinerantes, representação teatral e visitas temáticas guiadas.

Além das imperdíveis visitas noturnas guiadas, o programa de verão também prevê eventos de alta qualidade que irão utilizar o Certosa como pano de fundo para peças teatrais.

O programa do evento você pode encontrar aqui: www.comune.bologna.it/risorgimento/rassegne/52219/id/91087


10- Participar das sagras nas cidades ao redor de Bolonha

Nem só de aperitivos e cinema vive o verão bolonhês. E nem sempre é para o mar que rumam os bolonheses, muitas vezes é para as sagras e manifestações históricas que eles vão.

As sagras são manifestações tradicionais ligadas aos produtos da terra, à cultura, à fé, à música popular e ao artesanato.

Geralmente são festas tipo “quermesse” como muitas barraquinhas para venda de produtos locais, artesanato e uma grande estrutura popular onde se pode fazer uma refeição geralmente com o produto da sagra. Muitas possuem show de músicas,  performances e manifestações populares também.

Nas sagras os turistas terão a oportunidade de vivenciar as festas italianas mais genuinas, se misturar com a população local além de comer conhecer e poder comprar vários produtos interessantes.

Beber, comer e dançar estão entre os programas prediletos dos italianos que moram nas cidades menores.

Muitas cidadezinhas ao redor de Bolonha e Modena fazem suas sagras durante praticamente todo ano, mas no verão sem dúvida elas são mais bonitas.

Veja AQUI a relação das festas e sagras enogastronomicas nas cidades ao redor Bolonha


Nota: Em detrimento do “despovoamento” de Bolonha no mês de Agosto, muitos eventos podem ter sua programação interrompida. Confira antes a programação nos sites indicados.

Agosto é o mês das férias escolares então muitas empresas e comércio fecham durante esse período do ano. O Bolonhês em geral aproveita para viajar ou se mudar para a praia (Rimini).

Share:
Previous Post Next Post

Você também pode gostar

No Comments

Leave a Reply