Follow:
Hábitos e costumes

15 dicas de como pedir um café na Itália

Tomar café na Itália é um ritual e existem diferentes maneiras de prepará-lo.

O famoso café expresso é um dos cafés que podem ser preparados por uma máquina especial no bar ou até em casa.

Máquina de café italiano expresso com imagem de café ao fundo

Máquina Italiana de café expresso

Mas como já falei no post sobre os cafés italianos, em casa, normalmente os italianos possuem uma cafeteira chamada moka que faz um café menos forte mas muito saboroso.

Bandeja com cafeteira italiana moka

Tradicional cafeteira italiana moka

De qualquer forma, é muito fácil pedir um café na Itália em um dos vários de bares evitando o que seria para eless uma gafe.

Para uma verdadeira experiência de degustação de café na Itália siga essas 15 dicas

1- Na Itália o café expresso é bebido no café da manhã, depois das refeições, nas pausas no trabalho ou seja, basicamente a todo momento.

2- Se você não se decidiu entre expresso e cappuccino, existe uma outra solução: o Caffè Macchiato. Esse tipo de café é servido com um pouco de leite em uma xícara tamanho pequeno, como se fosse um “mini cappuccino”.

3- Quando você estiver no bar não peça “um expresso”. Desta maneira os italianos não vão entender o que você quer. Apenas peça “um café” e o balconista entenderá.

xícara de café na Itália

Café expresso por aqui é chamado simplesmente de café

4- Às vezes a xícara de café na Itália virá acompanhada de um copinho d’água. Beba a água ANTES. Ela ira limpar sua boca e prepará-la para receber o sabor do café.

5- O café expresso é realmente forte e concentrado. Tenha cuidado e não beba mais que 3 ou 4 doses por dia.

Cappuccino só no café da manhã

6- Como já falei em vários outros posts – e não custa lembrar – os italianos só bebem cappuccino no café da manhã, e geralmente acompanhado por um brioche (ou corneto dependendo da região). NUNCA depois da pizza ou jantar. NUNCA à noite.

Xicara de café na Itália tipo cappuccino com doces ao fundo

O tradicional cappucino italiano não leva chocolate e só é bebido no café da manhã

7- Beber um café na Itália em um bar acompanhado de alguém é uma maneira de socializar: Os italianos bebem com amigos, colegas de trabalho, ou mesmo quebrar o gelo e começar a paquerar. Ninguém chama para beber uma cerveja, eles falam: vamos “tomar um café”?

8- Muitos italianos costumam fumar depois de tomar um café, e como! Prepare-se para a odor de cigarros. Se quiser fugir deles escolha uma mesa na parte de dentro.

Pessoas tomando o café no balcão do bar na Itália

A maior parte das pessoas tomam seu café em pé no balcão

9- Beba café na Itália em pé no balcão ou dependendo do bar, se sentar à mesa pode te custar até 3 vezes mais. Mas se o bar não tiver garçom não se preocupe, basta pegar seu café no balcão e se dirigir à qualquer mesa disponível.

Café na Itália com doces na vitrine

A maioria dos Italianos bebem seu café no balcão

10- Se você gosta de café quente como eu, peça sua bebida “bollente” ou “in tazza calda”. Caso contrário – principalmente no inverno – seu café poderá chegar morno ou até frio.

11- Se você quiser fazer algo como os vovós italianos – ou curte uma birita – peça por caffè corretto. É um expresso preparado com um pouco de grappa ou qualquer outra bebida alcoólica.

No verão

12- No verão, quando os termômetros marcam aproximadamente 38 graus, peça por caffè shakerato que nada mais é um café + gelo misturados em uma coqueteleira e frequentemente servido em um copo de Martini.

Café Itália

fonte: memoriediangelina.blogspot.com.br

13- Nas cidades grandes como Milão, Roma e Turim você pode encontrar muito outros tipos de cafés como por exemplo café ginseng ou marrocchino, feito com chocolate quente, cappuccino e nata.

Em geral os italianos desprezam existência dessas variáveis, mas se você estiver curioso, vai fundo.

mulher bebendo café na Itália

Quase todos italianos bebem ao menos um café por dia

14- As xícaras ficam no alto das máquinas de café para se manterem quentes e consequentemente poderão chegar até você com um vapor. Se você não gosta desse aspecto peça seu café no copinho copo de vidro. Para isso basta pedir “caffè al vetro”. Segure o copo sempre pela base que está sempre fria.

Café Itália

fonte: AQUI

15 – Você irá encontrar vários artigos sobre café e dezenas de gráficos informativos com diversos tipos deles.

De qualquer forma quando o balconista te olhar, esteja certo que ele estará com pressa então se lembre que o pedido mais simples é o que você pode fazer de melhor.

Peça assim:

– Um café (para expresso);

– Um cappuccio (se fala “’caputio” para cappuccino);

– Um macchiato (se fala makiato para café com leite pequeno);

E assim por diante.

Espero que tenha gostado

 Este post foi publicado originalmente no Blog Comer e Coçar é Só Começar

Share:
Previous Post Next Post

Você também pode gostar

1 Comment

  • Reply A historia do café – Caffè Italia

    […] a Bolonhesa […]

    novembro 13, 2017 at 8:59 pm
  • Leave a Reply