Follow:
Bolonha, Com crianças, Emília Romanha

Bolonha em família: Gelato experience

Quando descobri que em Bolonha existe um gelato experience onde adultos e crianças podem conhecer a história dessa iguaria e ainda participar de um laboratório de gelato, pensei imediatamente nas famílias de brasileiros que vem à Itália.

É o tipo de programa que entreterá e fascinará os pequenos e não podemos negar que os adultos também. O programa perfeito para fazer em Bolonha em família.

O que é o gelato experience?

O gelato experience é uma atração turística oferecida pela fábrica de máquinas de gelato Capigiani.

Dentro do grande complexo – a 40 minutos do centro de Bolonha – está localizado a Carpigiani Gelato University que reúne uma escola de gelataio de alto nível, o museu do gelato e um laboratório onde diariamente são produzidas e vendidas as delícias geladas.

Na Carpigiani Gelato University qualquer pessoa pode se tornar um gelataio por um dia ou para sempre caso prefira fazer um dos cursos profissionalizantes que a empresa oferece.

Para o turista de passagem é a oportunidade de conhecer a história dessa iguaria milenar e aprender todos os segredos do verdadeiro gelato italiano.


Museu do Gelato

A Carpigiani oferece vários tipos de gelato experience e todas incluem no inicio uma visita guiada ao museu do gelato.
Inaugurado em 2012 é o único museu no mundo que conta a história, cultura e a evolução tecnológica das máquinas de gelato artesanal.

Nossa visita guiada foi conduzida pela guia Arianna através de um percurso em 3 etapas: A evolução do gelato no tempo, a história da tecnologia produtiva e os locais e modos de consumo do produto.

No museu ficamos sabendo que o gelato é um derivado do shrb árabe (feito com água, açúcar, frutas e especiarias) e que o mesmo só ficou famosão quando um Siciliano começou a produzi-lo no café “Le Procope” de Paris.
Além disso conhecemos a primeira máquina de fazer casquinhas, para mim que sou louca por gelato em casquinha de biscoito foi fascinante.

Mas não quero estragar a surpresa e não vou contar o resto da visita. Só digo uma coisa, as crianças vão adorar.

Depois da visita ao museu o visitante pode escolher entre um dos vários laboratórios de gelato.


Gelato experience para famílias

A Carpigiani desenvolveu um laboratório especial para as famílias, onde pais e filhos poderão aprender juntos como fazer um gelato.

Durante o laboratório as crianças aprenderão como preparar o shrb árabe utilizando antigas técnicas de produção.
Devido a periculosidade das máquinas, nesse laboratório as crianças se tornarão “assistentes” de um dos professores da Carpigiani Gelato University e serão todo o tempo conduzida por eles.

fonte: gelatomuseum.com

Já os pais aprenderão técnicas básicas de produção de gelato e como fazê-lo em casa.

No fim pais e filhos assistirão juntos à uma moderna produção de gelato e depois partirão para a melhor parte, a degustação.

O laboratório para famílias é indicado para crianças entre 3 e 11 anos sempre acompanhada de um dos pais. As atividades são desenvolvidas em grupos de acordo com a idade dos pequenos.

O programa inclui:

  • Tour ao museu
  • Laboratório de gelato para pais e filhos
  • Degustação de gelato
  • diploma de participação

A duração dessa experiencia é de 1:30h e preço é de €10 por pessoa.

As reservas devem ser realizadas pelo site do Gelato Museum – www.gelatomuseum.com


Gelato experience para adultos

Não são somente as famílias que podem usufruir dos laboratórios de gelato. O gelato museum oferece uma série de outros laboratórios direcionados à adultos, empresas, escolas etc.

Eu mesma fui convidada pela Carpigiani e fiz um dos laboratórios direcionados à adultos onde aprendi MUITA coisa sobre o gelato artesanal.

Aprendi a diferença entre gelato e sorbeto, gelato e sorvete – assunto para um outro post – assim como aprendi quais são os ingredientes necessários e técnicas usadas para fazer essa delícia.

Como vocês podem ver nas fotos, não foi somente aula teórica não! Coloquei a mão na massa mesmo!  Peguei no pesado e coloquei as máquinas Carpigiani para trabalhar.

Tudo acompanhado de muitas pázinhas de sorvete servidas entre um processo e outro. Eu precisava conhecer todos os sabores hehe. Me senti o próprio “pinto no lixo“.

No final do laboratório recebi meu diploma e ainda tive a oportunidade de experimentar o sorbeto de kiwi que eu preparei e que modéstia à parte estava uma delícia.

Se devo ser sincera, essa foi um das experiências turísticas mais enriquecedoras que tive aqui na Itália.

Pude comprovar que sendo bem feito, um gelato artesanal é um alimento fresco, de alta qualidade, que representa a excelência dos produtos e da criatividade italiana.

Como reservar o gelato experience

Aqui está a lista de todos os laboratórios oferecidos. Basta preencher o formulário com seus dados e esperar a confirmação por e-mail.

Como chegar ao Gelato Museum Carpigiani

Como falei anteriormente, a fábrica da Carpigiani fica fora do centro de Bolonha, Via Emilia 45, Anzola dell’Emilia.

 De carro:

Gelato Museum se encontra a 3km da saída Bologna-Borgo Panigale na  Autostrada A1 (Milano-Roma)

Com o GPS, basta inserir como destino Via Magli 1, Anzola dell’Emilia

O local possui amplo estacionamento.

De ônibus:

Ir até Piazza XX settembre em Bolonha que fica em frente à Autostazione Bologna e a Stazione Centrale de trens e embarcar no ônibus da linha 87.
Descer na parada Magli em Anzola dell’Emilia bem em frente à Carpigiani. A viagem dura em torno de 35 minutos..

Informações e horário da linha 87, no site www.tper.it

*O gelato experience foi oferecido pela empresa Carpigiani. Vale esclarecer que tivemos total liberdade editorial e as opiniões contidas nesse post são inteiramente pessoais.

Share:
Previous Post Next Post

Você também pode gostar

No Comments

Leave a Reply