Follow:
Bolonha, Onde comer, Pontos turísticos

Cafés históricos de Bolonha

Toda cidade tem seus cafés históricos que contam um pouco da história do lugar.

Em toda Itália é no balcão de um café, chamado por aqui de “bar”, que se descobre hábitos, costumes, se discute política, se passa a melhor receita da cidade.

Em Bolonha não poderia ser diferente, por aqui temos dois bares que nasceram no início do século e ainda hoje guardam o charme e o glamour que só os cafés históricos possuem.

Esses locais de alguma forama que foram protagonistas de páginas da história bolonhesa através dos acontecimentos no quais foram sede ou frequentados por personagens também históricos.


Cafés históricos de Bolonha

Caffé Pasticceria Gamberini

Funcionando desde 1907 o Caffé Pasticceria Gamberini é a confeitaria mais antiga de Bolonha.

Por lá são servidos produtos de confeitaria tradicional e para aqueles que gostam de novidades, a Gamberini ainda fabrica produtos de confeitaria criativa, além de chocolates e bolos de casamento.

Barista preparando café no Balcão do histórico Café histórico Gamberini

Balcão do histórico Caffé Pasticceria Gamberini

Em 2006 o local foi reconhecido junto à outros estabelecimentos do país como Locale storico d’Itália visto seu grande valor histórico e cultural.

Foi também o local escolhido para os memoráveis banquetes do filme italiano ‘Amici miei” de Monicelli.

O café é frequentado por todas classes sociais e pelo qual os bolonheses tem o maior carinho.

No imaginário da população permanece a lembrança de um café que mesmo antes de abrir servia pães e brioches quentinhos pela porta lateral, onde se formava longas filas.

O local é muito elegante pois mantém seu mobiliário original muito bem conservado. O destaque do salão fica para os enormes lustres de cristal.

Na parte de dentro você encontrará apenas algumas mesas, e visto que o local está sempre cheio, é mais fácil de tomar seu café no balcão ou se dirigir à uma das mesas sobre o pórtico, onde será cobrado a mais pelo serviço.

Interessante também são as propostas salgadas servidas na hora do aperitivo (18h) podendo ser acompanhadas pelos vinhos e drinks feitos pelo barman.

Caffé Pasticceria Gamberini


Caffé Zanarini

Nascido em 1930 na esquina mais chique de Bolonha – exatamente embaixo do Palazzo dell’Archiginnasio – o Caffé Zanarini cumpre com classe o papel de um dos  café mais “bem frequentado” de Bolonha.

Balcão da pasticceria do Caffè Zanarini em Bolonha com uma atendente atrás

Balcão da pasticceria do Caffè Zanarini

Suas vitrines elegantes lembram o luxo das lojas no entorno.

Na parte interna um balcão inteiro de doces caprichosamente exibidos deixa qualquer um com água na boca.

No balcão principal você pode tomar um café ou cappuccino. Para acompanhar deliciosos croissants e doces individuais impecáveis.

Mesas sobre o Pórtico Pavaglione em Bolonha

Mesas sobre o Pórtico Pavaglione, ótimas para os dias mais quentes

No fim do dia o local também serve o seu tradicional aperitivo com pizza, pequenos sanduíches e tradicionais drinks Italianos.

Para um lanche veloz o balcão é o mais indicado. Se quiser um pouco mais de conforto o local oferece as mesas do salão no piso superior ou  mesas sobre o Pórtico Pavaglione.

Aproveite essas mesas para apreciar da vista para a Basílica de San Petronio e o vai-e-vem na Piazza Galvani.

Caffé Zanarini

Share:
Previous Post Next Post

Você também pode gostar

No Comments

Leave a Reply