Follow:
Bolonha, Onde comer

Cafés moderninhos no centro de Bolonha

Felizmente a cada dia abrem novos cafés moderninhos no centro de Bolonha. Não dá para negar que a cena gastronômica da cidade a cada dia cresce de uma maneira impressionante.

Certamente os cafés e restaurantes tradicionais tem um grande valor nesta cidade mas ultimamente tenho visto novas propostas que me empolgam bastante.

Conheça também os cafés históricos em Bolonha

Eu sempre reclamo da falta que me faz sentar em um café para comer uma fatia de bolo acompanhada de uma xícara de café. Na Itália se vc quiser comprar uma fatia de bolo você deve ir até as fornerias, que são padarias que não servem café.

Por outro lado se quiser tomar um café deve ir a um bar, que não vende fatias de bolos!

A diferença desses cafés “moderninhos” é que neles você pode sentar, trabalhar, comer sua fatia de bolo, doce ou biscoito acompanhado com um café.

Muitos desses cafés moderninhos no centro de Bolonha servem grãos especiais, cafés filtrados, chás e muitas “modernidades” que não encontraremos nos cafés italianos tradicionais.

E além da parte gastronomia em si, são lugares muito lindos e especiais.

Pappare’: delícias doces e salgadas em um ambiente caprichado

Um desses cafés moderninhos no centro de Bolonha é o Pappare’, meu quartel general para encontros, trabalho e comilança.

Aberto ano passado no gueto hebraico e praticamente embaixo das duas torres o local serve do café da manhã ao aperitivo.

Apesar do estilo-fofo-norte-europeu, a recepção e a comilança por lá é italiana da gema.

O café servido – muito bem tirado por sinal – tem um preço 10% mais alto que o dos bares tradicionais do centro, no entanto visto que a internet é grátis e você pode sentar nas mesas sem pagar à mais, vale muito à pena.

Durante todo o dia o balcão expõe delicias mil, sempre tudo muito fresquinho

Dentre as opções salgadas, eles oferecem sanduíches no croissant com queijos, frios regionais – Bolonha é a terra da Mortadela, não esqueça – e salada.

No cardápio “colazione” – servida sempre entre 7 e 12h – waffels, torradas, panquecas, cereais e um english breakfast 3.0 para inglês nenhum botar defeito.

Na hora do almoço é oferecido sempre uma opção de sopa, salada e prato vegetariano para quem quiser aproveitar e fazer uma boquinha por lá.

Servem ainda o tradicional aperitivo Italiano.

Nos fins de semana a proposta é um brunch. Servido entre 9 e 15h com todas as opções de um café da manhã tradicional italiano o menu oferece outras delicias como por exemplo burritos com creme de abacate e frango fatiado em molho teriyaki.

Dito tudo isso é impossível não notar que a cozinha vegana e saudável veio para ficar.

Pappare
Via dei Giudei 2, Bologna


Fram café, para uma pausa relaxante em Bolonha

O Fram café é outro entre meus cantinhos preferidos na Bolonha “não tão turística”.

É aquele típico lugar que só quem mora na cidade conhece. Onde posso entrar, pedir um café, me sentar e me sentir em casa.

O café tem uma atmosfera cosmopolita e poderia estar em qualquer grande cidade do mundo, como Berlim ou Nova York por exemplo.

Sendo uma arquiteta por formação, sou louca pelo mobiliário 100% vintage do local. Incluindo os utensílios de cozinha, sofás, acessórios, mesas e cadeiras dos anos 70. Não sei dizer o que é mais fofo.

A iluminação baixa e a música relaxante colaboram para torná-lo o lugar ideal para se refugiar a qualquer hora do dia. Seja para um bate-papo entre amigos ou até para trabalhar sem que ninguém te incomode.

Só que para mim não basta um café ser bonito, aconchegante e ótimo para trabalhar se não serve um café bem tirado e comida boa [oi Starbucks].

O Fram Café além de oferecer um dos melhores cafés italianos na minha humilde opinião – Caffé Pascucci – ainda possui um cardápio 100% orgânico, vegetariano, vegano e sem glúten.

É o lugar ideal para um café da manhã ou lanche da tarde. Mas não se engane pois as propostas de almoço são ótimas.

Se o seu dia foi cheio e não sobrou um tempinho para conhecer o local, tente a hora do aperitivo: a partir das 18h eles servem cervejas artesanais orgânicas, vinhos biodinâmicos sem sulfitos, cocktails naturais e para os mais gulosos um jantar informal.

Fram Café
via Rialto, 22c

Share:
Previous Post Next Post

Você também pode gostar

16 Comments

  • Reply Declev Reynier Dib-Ferreira

    Obrigado pelas dicas! É sempre um prazer viajar pela Itália (pela Europa em geral, né?) e parar em um café, vendo a vida passar… adoro! Abraços,

    julho 1, 2017 at 4:19 pm
  • Reply Tina Wells

    Também adoro café com bolo! Não sabia que na Itália era difícil fazer isso! Ainda bem que a modernidade chegou aos cafes italianos!Buon appetito!

    julho 1, 2017 at 8:44 pm
    • Reply Dani Bispo

      Pois é Tina, sinto muita falta do café com bolo nos cafés em geral por aqui. Mas finalmente esta chegando…

      julho 1, 2017 at 10:10 pm
  • Reply Gabriela Torrezani

    Adorei as dicas! eu que adoro sentar num café pra apreciar a bebida e quitutes com certeza adoraria visitar esses… já anotei para quando for à Bolonha 🙂

    julho 2, 2017 at 12:22 pm
  • Reply Alessandra Fratus

    ADORO suas dicas gastronômicas! ADORO! Fico com água na boca só de percorrer esses lugares deliciosos com você aqui do outro lado da telinha! Demais!

    julho 2, 2017 at 2:12 pm
    • Reply Dani Bispo

      Que bom!!!!! Fico feliz que te proporcione água da boca! É essa a intenção kkkk

      julho 2, 2017 at 10:52 pm
  • Reply Luciana Rodrigues

    Finalmente algo mudando no nosso país. Por aqui alguns bares mais velhinhos já tem bolo, mas quase sempre são uns bolos nada a ver. Só mesmo os bares mais descoladinhos tem uns cakes mais apetitosos.

    julho 2, 2017 at 5:13 pm
    • Reply Dani Bispo

      Exatamente Lu! Você já conhece o Pappare e sabe como são lindos aqueles doces kkk

      julho 2, 2017 at 10:51 pm
  • Reply lid costa

    Nossa, ao ler seu post fiquei com uma saudade enorme da Itália. Vamos combinar que um bom café tem seu lugar, né? Esse Pappare parece uma boa pedida para uma tarde de trabalho ou encontro de negócios.

    julho 2, 2017 at 5:38 pm
    • Reply Dani Bispo

      Uma ótima pedida!!!

      julho 2, 2017 at 10:52 pm
  • Reply Francisco Manuel Fernandes Agostinho

    Bem curioso, por aqui também cada vez abre mais cafés neste estilo. Aí é tudo tentação!

    julho 2, 2017 at 8:15 pm
  • Reply Marcia Picorallo

    Dani, a Itália é tão tradicional, bom saber que algumas coisas estão mudando (café + bolo, tudo a ver!). Estou estudando com uma professora que viveu em Genova e ela disse que não há (ou pelo menos não havia quando ela morava lá) restaurantes com entregas (delivery). Procede ainda hoje esta informação?

    julho 2, 2017 at 9:27 pm
    • Reply Dani Bispo

      Oi Marcia, hoje existe delivery sim, até uns aplicativos especializados mas esse mercado é bemmmmm menor que no Brasil. Os Italianos comem fora muito para socializar. Caso contrário comem em casa kkkk

      julho 2, 2017 at 10:51 pm
  • Reply Nah

    Excelentes dicas, amore. O Pappare’ já virou nosso queridinho também, então agora temos que experimentar o Fram! 🙂
    Beeijo

    julho 2, 2017 at 10:54 pm
  • Reply Maíra Silveira

    Eu tava com saudades de ler reviw de café! Eu como amante de cafeterias e lugares fofos assim, ameiiiii sua dica e texto! Parabéns, to cheia de água ana boca daqui!

    julho 2, 2017 at 11:40 pm
  • Reply Renata Rocha Inforzato

    Babei nas fotos e imaginando a comida. Aqui em Paris esses cafés também estão crescendo. Costumo ir neles também para trabalhar, fazendo uma boquinha. bjão

    julho 8, 2017 at 5:48 pm
  • Leave a Reply