Follow:
Bate-e-volta, Burgos mais belos da Itália, Dozza

Dozza, para um bate-e-volta a partir de Bolonha

Dozza é considerado um dos 100 vilarejos mais belos da Itália.

A vila se encontra ao sul de Bolonha e a 6km de Imola, bem no limite entre a Emília e a Romanha.

O mural mais bonito de Dozza

O vilarejo de singular beleza fica em uma colina cheia de vinhedos. Nessas terras se produz o renomado vinho Albana di Romagna.

A parte habitada foi conservada integra dentro de uma estrutura fechada por muros. O acesso ao centro histórico é feito através de uma única porta em arco datada do XVII século.

Além de toda arte medieval que a cidade possui, Dozza também é famosa pelos murais de street art.

A arte ali é feita na paisagem urbana, nas paredes de casas, ruas e praças. Um verdadeiro museu ao ar livre onde você pode admirar mais de uma centena de obras criadas por prestigiosos nomes da arte contemporânea.


O que visitar

Rocca – Com uma planta pentagonal irregular e um perímetro de 530m, a fortaleza de Dozza é um poderoso exemplo de arquitetura militar do renascimento.

Circundada por um amplo fosso, o acesso à rocca é feito por uma ponte que um dia já foi levadiça.

Na parte interna o elegante pátio do Palazzao Campeggi-Malvezzi merece uma visita. Ali são conservados coleção de armas e móveis de época, a pinacoteca, o centro de estudos e a documentação del muro dipinto onde estão interessantes esboços relacionados aos murais da cidade.

No subsolo se pode degustar e comprar os vinhos da cantina Enoteca Regionale Emilia Romagna.

Chiesa di S. Maria Assunta in Piscina – Construída no século 12, sobre os restos de uma antiga igreja românica, sua aparência atual é devida a reformas de 1780 quanto foi construído o presbitério.

A pia batismal em arenito e apresenta esculturas de baixo relevo do século XVI. Do templo românico preserva uma luneta e um capitel. Possui pinturas valiosas, bem como um Museu de Arte Sacra.

Murais – São frutos da uma manifestação nascida na década de 1960: a Biennale del Muro Dipinto. Eles foram concebidos pelos artistas convidados para o evento.

Foi por causa dessa exposição que o centro histórico tornou-se uma galeria de arte ao ar livre, com afrescos nas  paredes das casas, inspirados por temas relacionados à atmosfera da cidade velha e obtendo um resultado único na cena artística contemporânea.


Imperdível

Não deixar de visitar a Enoteca Regionale Emilia Romagna no subsolo da Rocca di Dozza.

Ali você pode comprar produtos típicos, vinhos, destilados e outras bebidas alcoólicas da região com preço do produtor.

No local também estão instaladas máquinas para degustação de 9 rótulos disponíveis por dia. Basta deixar um documento e solicitar um cartão no balcão e fazer a festa na maquininha.

Nas tardes de domingo – de 15:30 a 18:45h – o wine bar também está aberto para degustações (a pagamento).

Caso o visitante prefira algo mais profissional o local oferece degustações em companhia de sommeliers especializados mediante a reserva.

Horário de funcionamento da Enoteca:

Terças a sextas 9:30-13:00 e 15:00 -19:00h

Sábado, domingo e feriados: 10:00-13:00 e 15:00-19:30h


O que comer

Massa: tagliatelle ai garganelli ou tortelli di ricotta alla salvia com massa aberta a mão.

Carne: Castrato, uma espécie de bisteca local de carne de ovelha.

Prato de carne de castrato prato tipico de Dozza

Castrato

Sanduíche: Não deixe de comer a piadina com queijo squacquerone acompanhada de um salame. É típico dessa região.

Vinho tinto: Sangiovese DOC

Vinho branco: Albana DOCG.


Onde Comer

Piccola Osteria del Borgo

Especialidades:

  • tagliolini di ortica – massa verde feita com uma verdura chamada ortiga
  • tortelli ripieni di patate ou mozzarella di bufala – massa recheada de patatas ou muçarela de bufala
  • Pasta con faglioli e maltagliati  – sopa de feijão e massa
  • Il Castrato – bisteca de ovelha
  • Friggione (molho de tomates e cebola) – molho de tomates com cebola, ótimo acompanhamento

Preço dos pratos: Entre 9,50€ e 23€

obs: Não deixe de reservar por telefone pois a Osteria vive lotada

Via XX Settembre nº19
tel. 0542 678200
info@osteriadozza.it


Como chegar a Dozza

De carro: Pegue a auto-estrada A14 em direção a Ancona e pegue a saída para Castel San Pietro Terme. Continue na SP19 até Castel San Pietro Terme. Vire à esquerda na Via Emilia Poente e siga as placas para Imola. Siga em frente na Via Emilia Ponenete até Toscanella e vire à direita na Via Nuova Sabbioso até Dozza.

De trem: Pegue um trem regional até Imola. De lá caminhe até a Autostazione e pegue a linha 101 (Bologna Autostazione). Desça em Piro Piro e pegue a linha 147 (Monte Del Re Campi Da Tennis) e desça no ponto São Lorenzo. Tempo cerca de 1:20h

Obs: esse percurso só poderá ser feito nos dias de semana.

De ônibus: Na Autostazione de Bolonha pegue a linha 101 (Imola Autostazione) depois que passar por Toscanella desça no ponto de Piro Piro. Ali mesmo pegue a linha 147 (Monte Del Re Campi Da Tennis) e desça no ponto São Lorenzo. Tempo cerca de 1:40 h

Share:
Previous Post

Você também pode gostar

10 Comments

  • Reply Andre Parente

    Muito completo este guia! Vou em breve a Itália, ainda sem um itinerário muito montado e talvez possa aproveitar estas dicas. Boas viagens!

    outubro 14, 2017 at 1:58 pm
  • Reply Valéria Durães

    Interessante, principalmente para fãs de vinho, não é mesmo??? Gostei muito das artes de rua e a cidade parece um encanto! Fiquei com vontade de conhecer ! 🙂

    outubro 14, 2017 at 3:55 pm
  • Reply Gisele Rocha

    Guia caprichado, completíssimo! Eu sou uma grande apreciadora de arte de rua, então colocarei Dozza na minha próxima viagem à Itália. Bologna é maravilhosa também, gostei muito do museu universitário.

    outubro 14, 2017 at 7:47 pm
  • Reply Alessandra Fratus

    Incrível! Tá aí um lugar que eu nunca tinha ouvido falar! Já vou colocá-lo na minha lista de desejos aqui. Adorei as fachadas grafitadas. Dão um contraste incrível com a tradicional Itália!!! Sempre ótimas dicas por aqui! Abração.

    outubro 15, 2017 at 3:28 pm
  • Reply Lid Costa

    Achei bastante charmosinha essa vila. Itália é magnifica, né?! Tem cada cidadezinha mais linda que a outra, cada paisagem de tirar o fôlego! Adoro a cultura, o país e as pessoas.

    outubro 16, 2017 at 12:06 am
  • Reply Robba Caravieri

    Adorei as dicas , quero muito ir pra lá ano que vem e que fome que me deu essas fotos de comida, a Itália é muito maravilhosa né? Você pensa em comida, já vem Itália na mente (risos)

    outubro 17, 2017 at 12:19 am
  • Reply Mariana

    Meu deus, que cidadezinha linda! Com certeza vou colocar entre as minhas próximas viagens! Adoro arte de rua e fiquei apaixonada por esses murais. Também adorei o guia completinho com as dicas até de pratos da região. Esse castrato abriu meu apetite! Bom saber que eu tenho uma vizinha insider… Vou seguir todas suas dicas. kkkk

    outubro 17, 2017 at 8:15 pm
  • Reply Pedro Henriques

    Nunca tinha ouvido falar desta cidade de Dozza. É bom encontrar estes blogs que nos mostram cantinhos escondidos como o que acabas de relatar. Adorei as fotos do Palazzao Campeggi-Malvezzi! Abraço

    outubro 17, 2017 at 9:55 pm
  • Reply Viajar pela história - Catarina Leonardo

    Nunca tinha ouvido falar deste local. Parece lindo mesmo Dozza. Eu quero voltar mais vezes a Itália, pode ser que consiga ir aqui 😉

    outubro 18, 2017 at 5:36 pm
  • Reply angela sant anna

    acho demais essas muralhas em volta com o portao, dao todo um charme a essas cidadezinhas! e os murais dao mais cores a cidade! ai deve ser muuuito quente no verao ne!

    outubro 19, 2017 at 9:51 pm
  • Leave a Reply