Follow:
Comidas Típicas, Enogastronomia, Modena, Terra dos sabores

O que comer em Modena: delícias que você só encontra por lá

Comer em Modena é uma das coisas mais deliciosas dessa vida! Se você pensa que na região da Emilia-Romanha somente a cidade de Bolonha é famosa por sua gastronomia, vai se surpreender com essa vizinha “de porta”.

Um das grandes vantagens ou desvantagens de viajar pela Itália é que cada cidadezinha tem suas próprias tradições e isso também inclui a gastronomia.
Em um raio de 50km a oferta de pratos típicos pode mudar radicalmente, o mesmo prato pode ter um nome totalmente diferente ou um mesmo prato pode ter uma receita diferente dependendo de onde é feito.

Um exemplo é o sanduíche modenês tigella. Em Modena ele pode ser encontrado pelo nome de tigella ou crescentina modenesa. Já em Bolonha a crescentina é o nome que eles dão ao gnocco frito modenes, entendeu a confusão?

O importante para o turista comilão é não perder nada de vista e aproveitar essa diversidade então esqueça os pratos típicos que você comeu nas outras cidades italianas e aproveite para comer em Modena as delícias que só essa linda cidade tem a oferecer.

E por favor, não caia na besteira de querer comer sempre a mesma “lasagna alla bolognese”. Coma esse prato no seu lugar de origem – Bolonha – e depois que sair da cidade o esqueça! Estando em outras cidades aproveite para conhecer novas delícias.

O que comer em Modena

Gnocco fritto

Xicara de cappuccino e um prato com gnocco fritto

Gnocco fritto

É uma espécie de pastel “de vento”. Uma massa frita que os modeneses consomem simples ou recheada com frios, queijo ou geleia. Tradicionalmente é consumido no café da manhã acompanhado de um cappuccino.

Tigella

bandeja com várias tigellas pequenas e uma mão segurando uma tigella

Tigella tamanho pequeno

São pães redondos e de espessura média que se comem em forma de sanduíche recheados de frios, queijos, nutella ou geleia.

Tortellini 

fonte: finedininglovers.it

Símbolo da região da Emília-Romanha, a origem do prato é objeto de uma disputa histórica com a cidade de Bolonha.

Como falei nesse post sobre os pratos típicos de Bolonha, os tortellini são massas frescas e recheadas que lembram a forma do “umbigo de Vênus”.
O recheio pode variar conforme a tradição local. Em Modena o recheio leva carne de vitelo, porco, presunto e parmigiano reggiano.

A massa é servida no caldo de galo e nas versões mais “modernas” o caldo é substituído pela panna, um creme de leite super cremoso.

É um prato consumido no inverno.

Cotechino

Prato de Cotechino com batatas

Cotechino com batatas

Um embutido composto de carne, pancetta suína e especiarias ensacado na tripa do porco. Da mesma forma que o Zampone é uma linguiça para se comer cozida. O prato pode ser acompanhado por batatas ou lentilhas.

Zampone

voce deve comer em Modena un Zampone di Modena

Zampone di Modena con purè di patate

Uma massa de carne suína moída, condimentada com aromas e ensacada na pele da pata inferior do porquinho. É servida cozida e em fatias.

 

Qualquer prato que leve aceto balsamico di Modena

O produto mais famoso da cidade está presente em vários pratos tradicionais.
O scaloppine di maiale all’aceto balsamico – escalopinho de porco – é um prato muito difundido e está presente nos cardápios de vários restaurantes. Mas a criatividade modenesa não para por aí! Na cidade você encontrará antipastos, massas e até doces com o produto.

Borlengo

um prato de Borlenghi que voce deve comer em modena

Borlenghi

Uma massa folheada finíssima que ainda quente é recheada com lardo – uma pasta feita com a gordura do porco – e queijo parmigiano reggiano; Essa iguaria é muito comum nas cidades aos pés do Apenino mas você pode também comer em Modena.

 

Zuppe inglese

prato de Zuppe inglese que voce deve comer em

Zuppe inglese

Doce à base de biscoitos savoiardi molhados com licor alchermes – que tem uma cor vemelha/rosa – creme pasticcera e creme de chocolate.

Torta Barozzi

pedaço de Torta Barozzi que voce deve comer em modena

Torta Barozzi

Torta de massa compacta feita com amêndoas, amendoim, açúcar, manteiga, chocolate em pó, cacau, ovos, café moído e rum. Eu costumo dizer que essa torta é um brownie com gosto de cajuzinho.
A original só pode ser vendida no Caffè Pasticceria Gollini que fica bem na entrada da Rocca di Vignola mas por toda Modena se encontram tortas “tipo” Barozzi.

Bensone

fonte: trattoriapomposa.it

É o doce modenes antiquíssimo. Uma espécie de pão doce recheado de geleia. Se consome em fatias mergulhado no vinho lambrusco.

Leia também o post Modena, terra dos sabores


O que beber em Modena

Lambrusco

Lambrusco Bolonha

Lambrusco

É o vinho mais vendido no mundo. Frisante e de cor vermelho rubi, o Lambrusco combina perfeitamente com a gastronomia local e não existe lugar melhor no mundo para consumir esse vinho.

Eu já falei sobre o Lambrusco no post Os 4 (imperdíveis) vinhos da Emília-Romanha

Você logo notará que ele está presente na mesa de quase todos os modeneses pois combina perfeitamente com os pratos em grande parte gordurosos.

Nocino

fonte: unadonna.it

é um licor feito com o mallo das nozes. O mallo é a parte verde que envolve a noz. De sabor intenso esse licor é um ótimo digestivo. Já foi inclusive considerado um remédio.

Está precisando de um guia turístico em Modena? Fale com a gente


Produtos para trazer ou apenas comer em Modena

Aceito Balsâmico di Modena

 

bandeja com vários vidros deceto balsamico

Creme obtido a partir do suco de uva cozido, envelhecido por lenta acidificação derivada de fermentação natural e da progressiva concentração mediante ao longíssimo envelhecimento.

Parmigiano Regiano

O rei dos queijos não pode faltar em nenhuma mesa emiliana-romanhola. Muito consumido em pedaços com gotas de aceto balsamico tradizionale.

Já leu o post sobre a nossa visita à queijaria produtora de Parmigiano Reggiano?

 

Share:
Previous Post Next Post

Você também pode gostar

1 Comment

  • Reply Fernanda - Blog Tá indo pra onde?

    Eu fiquei uma semana em Bolonha e região e já sabia que seria pouco tempo. Cada post seu me faz ter + certeza disso!!! Tem mta coisa aí que não comi ainda!

    junho 2, 2017 at 6:34 pm
  • Leave a Reply