Follow:
Info úteis, Modena, Pontos turísticos, Roteiros

Roteiro de 1 dia em Modena: conhecendo o centro histórico

Assim como em Bolonha, um roteiro de somente 1 dia em Modena jamais seria suficiente para curtir todas as atrações que a cidade oferece.

Todo turista deveria ficar pelo menos de 3 dias inteiros na cidade. Afinal a visita à Queijaria produtora de Parmigiano Reggiano e o tour Discover Ferrari & Pavarotti Land são atrações imperdíveis e que merecem ao menos dois dias inteiros.

É importante ressaltar que nenhuma dessas atrações será completa sem uma visita ao belíssimo centro histórico de Modena. A cidade é linda, uma das mais bem conservadas e interessantes da Emília-Romanha.

Passar 1 dia em Modena é apreciar toda beleza de uma cidade que já foi sede da Corte Estense, possui uma das mais importantes catedrais em estilo Românico da Europa e hoje desfila por suas ruas estudantes da academia militar devidamente uniformizados.

Roteiro de 1 dia em Modena: como se locomover pela cidade?

Passear à pé pelo pequeno centro histórico é a melhor maneira de conhecer a cidade. Em menos de 15 minutos da Piazza Grande – o coração da cidade – se chega à qualquer ponto da cidade;

Para quem chega à cidade de carro saiba que todo o centro histórico é ZTL – Zona de Trafego Limitado. Dessa forma, só poderá ser acessado de carro caso seu hotel te consiga a autorização para a entrada.

Caso você não tenha essa autorização, deixe o carro fora do centro histórico e faça uma caminhada de poucos minutos. Tente estacionar no Parcheggio del Teatro delle Passioni.

Caso você faça bate-e-volta ou só tenha um dia para explorar a cidade esse roteiro é para você. Caso contrário, basta excluir a visita ao Museu Enzo Ferrari e aproveitar o roteiro da mesma maneira.

Para deixar seu roteiro de dia em Modena ainda mais fácil, relacionei os caminhos descritos no post com o mapa do fim da página. Basta imprimir o mapa todo coloridinho do final da página e voilà.

Roteiro de 1 dia em Modena: Passeando pelo centro histórico

Linha rosa no mapa: Chegando da Estação de trens, siga o Viale F. Crispi e visite o Tempio dei Caduti, um templo em estilo neoromanico dedicado aos modeneses mortos na primeira guerra mundial.

Sem tempo para o tour Discover Pavarotti Land? Inclua o Museu Casa Enzo Ferrari no roteiro de 1 dia em Modena

Linha Azul no Mapa: Pegue à direita e siga para o Museu Casa Enzo Ferrari e conheça o museu com a história da Ferrari e aproveite para apreciar vários modelos dos carros-desejo que fazem de Modena a Terra dos Motores.

Leia também Modena, Terra dos Motores

Linha Vermelha no mapa:  Do Museu Casa Enzo Ferrari pegue o arborizado Corso Vittorio Emanuele – por onde um dia passou um dos rios da cidade – e admire as belas residências do século XVIII como Palazzo D’Aragona Coccapani.

No fim desta elegante rua está a parte de trás do enorme Palazzo Ducale.

Siga até a Piazza Roma e aprecie a fachada de um dos maiores edifícios barrocos da Itália, um dia sede do Ducado Estense e onde hoje funciona a academia militar.

Fachada do Palazzo Ducale

Palazzo Ducale

Linha verde no mapa: De frente para o Palazzo Ducale, pegue a Via Farini. Nela está o comércio mais tradicional na cidade: a Pasticceria Romondini, a Caffetteria Giusti – onde foi criada a Tradicional Acetaia Giusti – e a Bottega Giuseppe Giusti  onde você terá a oportunidade de adquirir vários produtos locais.

Bottega Giuseppe Giusti

Seguindo a mesma rua você chegará na estrada que, como uma espinha, atravessa a cidade: a Via Emilia.

Gira à direita e chegue na Piazza Mazzini. Com prédios em estilo liberty e uma Sinagoga, esta parte da cidade já foi o gueto judeu. Do outro lado da Via emilia estão o Palazzo Comunale com sua Acetaia Comunale e o Duomo di Modena, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Visite a milenar Catedral, obra-prima românica e não deixe de subir até a Torre Ghirlandina. Para ter uma ideia do tesouro dessas duas construções visite o Musei del Duomo.

Duomo com a Torre Ghirlandina ao fundo

Duomo com a Torre Ghirlandina ao fundo

Leia também Duomo, Piazza Grande e Torre Ghirlandina: Patrimonio da Humanidade Unesco em Modena

A poucos metros da Piazza Grande está o Mercado Albinelli, um colorido mercado em estilo Liberty onde todas as manhãs você poderá encontrar as especialidades da famosa cozinha típica de Modena.

Um pouco mais adiante está linda e barroca Via dei Servi. Dê uma espiada na igreja de San Bartolomeo e depois deixe-se perder nas ruas estreitas desta parte do centro histórico, passeie sob os pórticos e praças.

Linha roxa no mapa: Pegue o Corso Canal Chiaro e conheça uma parte da cidade onde o comércio ganhou fôlego com a chegada da Osteria Francescana do chef Massimo Bottura.

Leia dicas de restaurantes em Massimo Bottura Low Cost em Modena

No caminho aprecie as vitrines das lojas ou sente em um café. No final desta larga rua está a Chiesa di San Francesco d’Assisi que deu nome ao melhor restaurante italiano, a Osteria Francescana.

Linha menta no mapa: Chegue então, através da Via Carteria – onde está a bela igreja de San Barnaba – ou da renascentista Via Muro ao Palazzo dei Musei.

No seu roteiro de 1 dia em Modena não deixe de entrar na surpreendende Galleria Estense. Lá estão obras-primas adquiridas pelo Ducado Estense quando viviam na cidade.

No meio do caminho não deixe de comer em uma boa trattoria
Veja dicas no post Onde comer em Modena.

 Linha amarela no mapa: De lá vá para a Piazza della Pomposa, uma das mais lindas e sugestivas da cidade. Nas estações mais quentes aproveite para fazer um aperitivo em um barzinhos ao redor da Piazza.

La palazzina giala del Giardino Ducale Modena

Giardino Ducale Estense

Siga pela fofa Via del Taglio cheia de lojas e bares e depois pela Via Fonterasso até o Museo della figurina (www.comune.modena.it/museofigurina) no Corso Canal Grande. Esse museu conta a história das figurinhas, desde sua criação até os dias de hoje. Interessante para crianças e adultos.

Se a estação do ano permitir, termine seu dia no belo Parco Giardino Ducale Estense.

 

Share:
Previous Post Next Post

Você também pode gostar

No Comments

Leave a Reply