Follow:
Modena, Pontos turísticos, Terra dos motores

Discover Ferrari & Pavarotti Land: para quem tem pouco tempo em Modena

Se você não dispõe de muitos dias para ficar em Modena, o tour Discover Ferrari & Pavarotti Land é ideal para você.

Acho uma pena quando alguém me diz que só tem dois ou três dias para ficar em uma cidade.

No início de março fiquei 5 dias em Modena e posso dizer que foi bom, mas não o suficiente para fazer tudo com calma. A cidade é cheia de atrações históricas, enogastronomicas e automobilísticas e a vontade de fazer “tudo ao mesmo tempo agora” era gigante.

Por sorte fomos convidados pela Vivara Viagens para conhecer o seu mais completo e famoso tour, o Discover Ferrari & Pavarotti Land.

O tour nos trouxe conforto e praticidade principalmente para conhecer as atrações que estão fora do centro histórico.

O que é o tour Discover Ferrari & Pavarotti Land?

É um tour que leva o visitante aos principais pontos de interesse automobilístico e enogastronomico do território Modenês.

O passaporte é válido por 24h e dá o direito ao ingresso à atrações como o Museu Ferrari em Maranello e Museu Enzo Ferrari em Modena, Casa Museu Pavarotti e ao MuSa – Museu de embutidos.

E ainda dá direito à visitas guiadas e degustação na Acetaia Giusti – a mais antiga produtora do Aceto Balsâmico Tradicional – Vinícola Cleto Chiarli, Vinícola Gavioli e Museu do Vinho (os três últimos produtores do vinho Lambrusco).

ônibus vermelho parado com a porta aberta

O novo e confortável ônibus que faz o tour Discover Ferrari & Pavarotti Land

O deslocamento entre os pontos de visita é feito em um conforável ônibus que já está incluso no pacote.

Ele inicia seu itinerário na estação de trens de Bolonha e Modena para atender também a quem chega de trem de outras cidades.

O tour Discover Ferrari & Pavarotti Land é diário e propõe um itinerário em 5 etapas que mudam a cada dia dando ao turista a possibilidade de acrescentar mais dias ao tour se achar necessário.

Como funciona o  programa standard?

Os embarques são realizados nos seguintes pontos:

9h – Estação de ônibus de Bolonha (plataforma 25)

09:30h – Estação de trem de Modena

09:45h – Museu Enzo Ferrari (Via Paolo Ferrari 98)

O programa diário prevê:

10h – Casa Museu Pavarotti

11:20h – Visita a uma Acetaia ou Vinícola;

12:30h – Museu Enzo Ferrari e/ou Centro histórico (com parada para almoço por conta do cliente);

15h – MuSa- Museu de embutidos ou Vinícola;

16:30h – Museu Ferrari de Maranello

18h – Retorno à Modena ou Bolonha;

O programa diário sempre inclui visitas à Casa Museu Pavarotti, Museu Enzo Ferrari em Modena e Museu Ferrari em Maranello e as outras duas atrações mudam conforme o dia.

O tempo de permanência em cada local é calculado de modo a permitir uma visita com calma, deixando tempo livre para almoço e compras.

Como funciona o tour Discover Ferrari & Pavarotti Land na prática?

Às 09:30 do dia marcado nos dirigimos à loja da Vivara Viaggi que fica bem em frente ao Museu Enzo Ferrari onde retiramos nossos passaportes. A saída do ônibus estava marcada para 9:45h do mesmo local.

No dia que escolhemos, além das atrações principais estavam inclusas a Cantina Gavioli, produtora de Lambrusco e o MuSa – Museu de embutidos.

Como fomos na baixa temporada e a demanda de turistas é menor, embarcamos em um ônibus e a partir da segunda etapa fomos transferidos para um carro menor com um motorista à nossa disposição.

O importante é que a empresa é séria e honrou o compromisso assumido mesmo havendo apenas dois turistas para o tour desse dia.

Fomos informados que na alta temporada a procura é infinitamente maior e por isso, dois ônibus fazem o trajeto.

Todos as visitas guiadas são oferecidas em italiano ou inglês.


Primeira parada: Casa Museu Pavarotti (10h – 11h)

Fachada da casa rosa e amarela de Pavarotti

A linda fachada da Casa onde Pavarotti viveu seus últimos anos de vida.

O grande tenor Luciano Pavarotti nasceu e cresceu na cidade de Modena. Nos últimos anos viveu com sua família em uma bela casa nos arredores da cidade e que hoje foi transformada em Museu.

Quando chegamos ao local, recebemos um áudio-guia que nos orientou contando a história de cada cômodo.

Na entrada de cada um deles havia uma plaquinha com nome e número e, à medida que terminávamos à visita de um, o áudio-guia nos orientava para o cômodo que devíamos nos dirigir.

O local conta o dia-a-dia, hobbies e passatempos de Luciano.

Mas leva também o visitante à conhecer curiosidades, do início de sua carreira até a chegada do sucesso. No decorrer do percurso estão expostos os prêmios, discos de ouro, projeções e muitas outras curiosidades.

Mesmo quem não gosta de música clássica, não pode esquecer que Pavarotti também  fez também grandes shows com artistas de diversos estilos e a visita vale à pena.

O áudio-guia pode ser baixado previamente  na versão em português em Portugal.


Segunda parada: Gavioli Antica Cantina  (11:20h – 12:20h)

Da Casa Museu Pavarotti seguimos com o motorista para a Gavioli Antica Cantina, uma grande vinícola produtora do vinho lambrusco.

A visita foi bem diferente das vinícolas tradicionais.

A post shared by a Bolonhesa (@abolonhesa_com) on

No lugar de vinhedos e barricas, nossa guia se concentrou em nos mostrar os antigos métodos de produção de vinhos através de um museu de maquinários localizado dentro da cantina.

Foi incrível saber como eram feitos os vinhos quando ainda não existiam as tecnologias atuais. Conhecer como evoluíram as máquinas para a colheita, maceração e engarrafamento ao longo do tempo, foi aprender um pouquinho da arte da fabricação de vinhos.

A guia mostrando como era o sistema de pesagem do vinho em Modena. Cada cidade tinha sua própria unidade de medida.

Em outro salão dentro da cantina estão expostos carros antigos da coleção pessoal do proprietário. Surpreendente mesmo foi ver de pertinho a Willians de Ayrton Senna doada posteriormente à cantina, uma das patrocinadoras do piloto.

Como não poderia deixar de ser, após à visita fizemos uma gostosa degustação de três tipos de lambrusco: branco sorbara, tinto sorbara e tinto gasparossa. Depois ainda tivemos a chance de comprar vinhos a preços econômicos.

Na sequência retornamos a Modena e tivemos uma hora para o almoço. Optamos comer na enogastronomia La Cucina ao lado do Museu Enzo Ferrari.


Terceira parada: Museu Enzo Ferrari (13:30h- 14:30h) 

O Museu Enzo Ferrari se localiza no centro de Modena e é dedicado à contar a história do fundador da marca, à exposição de motores e de Ferraris de todos os tempos.

Os dois edifícios onde estão o museu chamam a atenção pelo contraste entre uma arquitetura ultra-moderna e outra mais antiga.

Fachada do Museu Enzo Ferrari

O imponente edifício mais moderno foi projetado pelos arquitetos J.Kaplicky e A. Morgante. Construído ao lado da casa onde em 1898 nasceu Enzo Ferrari, ele é caracterizado por uma futurística cobertura em alumínio amarelo que representa um capô de um carro.

Neste prédio o visitante poderá conhecer a história de Enzo e da Ferrari, apreciar uma enlouquecedora exposição de carros-desejo, além de outras exposições temporárias.

No edifício mais antigo, onde funcionava a oficina do pai de Enzo está instalado o Museu dos Motores. Ali estão expostos propulsores experimentais e mecanismos quase perfeitos projetados para os carros de corrida e de estrada.


Quarta parada: MuSa – Museo della Salumeria (15h – 16h)

Essa visita foi uma grande surpresa para nós. Apesar de pequeno e aparentemente “sem graça” foi no MuSa que aprendi as coisas mais interessantes desse tour.

O museu foi construído pela Villani,  a maior fábrica de embutidos da Emília Romanha e a segunda maior da Itália.

Uma antiga máquina de ferro vermelhor para prensar mortadella

Uma antiga máquina para prensar mortadella

O percurso da visita foi dividido entre uma parte guiada e outra com recursos multimídia.

Imagens, vídeos, descrições de texto com histórias, exposição de antigas máquinas e outros artifícios tecnológicos são utilizados para explicar desde fatos históricos até o processo de tratamento da carne e de outras matérias primas – como especiarias e aromatizantes – utilizadas durante a produção de diversos embutidos.

Foi super interessante saber que muitas etapas do processo de fabricação é ainda de certa forma artesanal e necessita da ajuda humana.

No fim do tour fizemos pequena degustação com mortadella e coppa.


Quinta parada: Museo Ferrari Maranello (16:30h – 18h)

O ponto mais esperado do tour Discover Ferrari & Pavarotti Land ficou para o final.

O Museo di Maranello conta a história da Ferrari.

O percurso leva o visitante que passa pelos carros de Formula 1 mais ilustres e vitoriosos, os lendários modelos das categorias Sport Protótipos e Gran Turismo, sem esquecer dos carros de estrada que se tornaram referência no mundo automotivo.

Carros de F1 expostos em semi-circulo na sala do museu de Maranello visitado no tour Discover Ferrari & Pavarotti Land

Sala com os carros de F1 que ganharam títulos mundiais. A mais aguardada e fotografada do museu

As exposições e mostras dentro do museu mudam constantemente.

Quando estivemos por lá estava acontecendo a mostra: “Exclusividade e tecnologia: as séries especiais limitadas”, uma coleção de carros construídas em poucos exemplares e que representam momentos de grande inovação tecnológica.

No mezanino acontecia a mostra “Ferrarista para sempre”, uma homenagem aos campeões de Fórmula 1 e competições de endurance que competiram em pistas de todo o mundo com uma Ferrari.

A sala mais disputada esperada é onde estão expostos os carros Fórmula 1 campeões de títulos mundiais.

Mas o museu não é só feito de exposição não.

A parte que mais curtimos foi poder usar dois simuladores. No primeiro era um volante de fórmula 1 onde conseguimos sentir o quanto é diferente pilotar um carro desses.

O outro simulador testava o tempo de reação do piloto na largada e explicava o quanto é decisivo esse momento (assista no vídeo abaixo).

Para fechar com chave de ouro, o visitante ainda pode dirigir um fórmula 1 através de um simulador (pago à parte: 10 minutos – €25). Ou simplesmente tirar uma foto vestindo um macacão de mecânico e simulando o pit-stop.

Às 18h o ônibus do tour Discover Ferrari & Pavarotti Land nos esperava na porta do museu para retornarmos a Modena.


Veja o vídeo que no dia do tour

 


Informações para compra:

O tour Discover Ferrari & Pavarotti Land inclui

Ingresso aos dois Museus Ferrari;
Ingresso à Casa Museu Pavarotti;
Ingressos e visita guiada (em italiano e inglês) à 3 produtores de excelências  gastronômicas;
Ingresso e visita guiada ao MUSA – Museu de embutidos;
Ligação através de ônibus de turismo à todos os locais e às estações de trem de Modena e Bolonha

Tarifas

Passaporte válido por 24 horas:

Adultos – 48€

Crianças entre 0 e 5 anos – grátis

Crianças entre 5 e 18 anos acompanhados de um dos pais – 24€

Estudantes acima de 18 anos – 32€

Dias suplementares (preços por cada dia):

Adultos – 12€

Crianças entre 0 e 5 anos – grátis

Crianças entre 5 e 18 anos acompanhados de um dos pais – 10€

Estudantes acima de 18 anos – 10€

Onde Comprar

As compras podem ser realizadas:

On line pelo site www.ferraripavarottiland.it

Diretamente nos pontos de venda:

Em Modena, na Vivara Viaggi – Via Paolo Ferrari 98 – em frente ao Museo Enzo Ferrari

Em Maranello, no escritório de turismo ao lado da entrada do Museo Ferrari  – Via Dino Ferrari 43

E nos pontos de informações turísticas em Bolonha e Modena.

 

Share:
Previous Post Next Post

Você também pode gostar

1 Comment

  • Reply Leonardo A Bizzotto

    Obrigado pelas dicas , estou indo para Bologna dia 5/10/2017 com minha esposa e meu filho de 11 anos e adorei as explicações.

    outubro 4, 2017 at 8:29 am
  • Leave a Reply